“ Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que

tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.”

Augusto Curry

 

Na construção do Projeto Pedagógico são consideradas algumas metodologias que permitem o favorecimento da criatividade, da autonomia e da colaboração. Caberá a cada profissional adotar a metodologia que mais se adequa aos objetivos desenhados no Projeto Educativo da Instituição e no Projeto Pedagógico de Sala e/ou Plano de Atividades Socioculturais.
Conjugando os objetivos gerais da Instituição, com os objetivos específicos de cada resposta social, definem se os objetivos diretivos a cada sala/serviço. O modelo condutor das intervenções é linear a todos os Projetos, ou seja, a conceção de que a aprendizagem/experiências deverá ser uma experiência pessoal que requer a participação ativa do utente/cliente, e que o papel do Educador/Professor/Encarregado de educação/Família é o de facilitador e motivador dessas aprendizagens.

 

“COMUNICAR É UMA NECESSIDADE, FAZÊ-LO É UMA ARTE”

Os Meios de Comunicação exercem uma poderosa influência na nossa cultura. Estes refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente tanto ao nível dos acontecimentos (processo de informação) como do imaginário (são os grandes contadores de histórias, atualmente, através de novelas, series, animação, entre outros).
Os Meios de Comunicação desempenham um papel importante na prática educativa, transformando-se numa segunda escola paralela à convencional. Consideramos que são processos eficientes de educação informal, porque ensinam de forma atraente e voluntária.
Contudo, o projeto pedagógico do CATL, além de abordar todos os tipos de meios de comunicação, irá dar mais enfase ao meio de comunicação Rádio. Dos restantes meios de comunicação de massas, a rádio é o mais privilegiado devido às suas características intrínsecas. Entre elas podemos destacar a linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo, o imediatismo e a instantaneidade, a sensorialidade, a autonomia e a introdução (Lopes, s.d.).
Ao trabalhar os meios de comunicação pretendemos estimular a ludicidade e a criatividade da criança/ jovem em atividades e visitas relacionadas com o Rádio. Posteriormente, a equipa do CATL (em conjunto com as suas crianças e jovens) irá realizar uma exposição onde se perceba a evolução e importância do Rádio.


Copyright © Centro Social da Paróquia de Castelões || Construído por: KeepDoing