O Centro Social da Paróquia de Castelões (CSPC) fundado em 1975, tem redefinido a sua intervenção ao longo dos anos, conquistando e ultrapassando várias etapas.

  

Lançou as suas primeiras sementes em 1975, tendo como prioridade o acolhimento e educação de crianças órfãs e desfavorecidas.

 

Em 1984, inicia o apoio prestado à Terceira Idade, criando respostas sociais que correspondiam às necessidades da população da freguesia, tais como, o Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio e Estrutura Residencial.

 

Em 1990, alarga a sua atuação com uma resposta social direcionada ao Apoio a Jovens com Deficiência.

 

Em 2005, a Instituição aceita um novo desafio e amplia o seu leque de intervenção social, assumindo a direção de um pólo na freguesia de Pedome.

 

Em 2011, abraça um novo desafio e principia a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), envolvendo todas as respostas sociais e serviços internos da Instituição.

 

Em 2012, integra o Programa de Emergência Alimentar e aumenta a sua capacidade de ação social comunitária apoiando pessoas e famílias economicamente desfavorecidas, através do serviço de Cantina Social.

 

Em 2015, deu início a um processo de restruturação e remodelação dos espaços internos e externos da Instituição. Direciona o seu investimento para o aumento do conforto e segurança dos seus utentes/famílias/colaboradores e para o aumento da qualidade dos serviços prestados, com a aquisição de novos equipamentos de apoio.

 

Em 2017, em parceria com o ISS e com o Banco Alimentar, inclui nos serviços disponibilizados, um novo programa de apoio social - Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). Com apoio da União Europeia e através do Fundo de Auxilio Europeu a Pessoas mais carenciadas, é possível distribuir bens alimentares a agregados familiares financeiramente fragilizados. Abrange, atualmente um território de intervenção constituído por nove freguesias - Castelões, Vermoim, Requião, Vale S. Martinho, Pedome, Mogege, Joane, Pousada de Saramagos, Oliveira S. Maria.

 

O Centro Social de Castelões continua a nortear o seu plano de intervenção/ação para a promoção da melhoria contínua, qualidade e diversidade dos serviços prestados à comunidade. Conquistou ao longo dos anos, a consideração de vários autoridades públicas locais e a confiança dos habitantes de Castelões e Pedome. Estamos conscientes que o trabalho desenvolvido em parceria com o - Centro Distrital de Segurança Social de Braga, Câmara Municipal de Famalicão, Junta de Freguesia de Castelões e Centro de Saúde de Ruivães – impulsiona o desenvolvimento e conquista de novas linhas de intervenção e o alcance de novos capítulos da sua história.

« 1 de 3 »


Copyright © Centro Social da Paróquia de Castelões || Construído por: KeepDoing