“ Projeto não significa apenas previsão, nem antecipação, nem planificação;
é tudo isto e ainda mais: é volição, isto é, empenhamento da pessoa.”
Marc Bru (1989, pág.78)

 

O Projeto Educativo do Centro Social de Castelões, assume-se como um documento orientador que define e sistematiza as metas e os objetivos que se pretendem atingir. É concebido a partir de uma análise cuidada e rigorosa da realidade em que se insere. Este documento torna-se num referencial de ação que se consubstancia, de forma mais normativa, no Regulamento interno de cada Resposta Social, nos Projetos Pedagógicos de Sala e no Plano Anual de Atividades, desenvolvidos pelos educadores e dirigidos concretamente ao seu grupo de crianças/jovens/pessoas Idosas. Reflete um carácter sociopedagógico em todas as suas vertentes interventivas, que identifica princípios e objetivos gerais da ação educativa, traça as linhas de atuação que servem de referência e garantem coerência do plano de ação. A implementação do Projeto Educativo processa-se através de um trabalho em parceria, onde todos os elementos da equipa educativa (Direção, Coordenação, Direção Técnica, Educadores, Auxiliares da Ação Educativa, Técnicos, Encarregados de Educação, Familiares e colaboradores em geral), assumem um compromisso de colaboração em prol do bem-estar e do desenvolvimento harmonioso de todos os seus utentes/clientes. Nos últimos anos letivos, todo o ambiente educativo envolveu-se na dinamização de experiências únicas e inesquecíveis. Saberes acumularam-se. Ideias arrojadas surgiram ao mesmo ritmo que superávamos desafios e desventuras. Visionamos aprendizagens desenhadas e alicerçadas numa parceria direta entre o saber e o experienciar, entre o real e o imaginário, entre a criatividade e a atitude critica. Proporcionar aprendizagens dinâmicas e integradas que potenciam nos utentes/clientes o gosto pela participação e envolvimento nos conteúdos explorados, contribuindo desta maneira para o sucesso de todos, continua a ser objetivos intrínsecos ao Projeto Educativo. É esta finalidade intemporal, que direciona-nos para um reforçar de compromisso de trabalho em equipa, de cooperação entre, salas, respostas sociais, instituições e com o complemento da ação educativa da família, com a qual pretendemos continuar a estabelecer estreita relação.

 
 
 


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