“ Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que

tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.”

Augusto Curry

 

Na construção do Projeto Pedagógico são consideradas algumas metodologias que permitem o favorecimento da criatividade, da autonomia e da colaboração. Caberá a cada profissional adotar a metodologia que mais se adequa aos objetivos desenhados no Projeto Educativo da Instituição e no Projeto Pedagógico de Sala e/ou Plano de Atividades Socioculturais.
Conjugando os objetivos gerais da Instituição, com os objetivos específicos de cada resposta social, definem se os objetivos diretivos a cada sala/serviço. O modelo condutor das intervenções é linear a todos os Projetos, ou seja, a conceção de que a aprendizagem/experiências deverá ser uma experiência pessoal que requer a participação ativa do utente/cliente, e que o papel do Educador/Professor/Encarregado de educação/Família é o de facilitador e motivador dessas aprendizagens.

 

“DANÇA: A MAGIA DOS MOVIMENTOS”

A linguagem corporal, através da dança, faz a ligação entre o real, o imaginário, o simbólico, interligando os objetivos que o articulam. A dança é uma linguagem do movimento corporal. Através da dança podemos exprimir sentimentos, emoções e transmitir mensagens. A dança pode-se manifestar na rua, no meio educacional, etc. O movimento e o pensamento do ser humano estão interligados a um trabalho global do corpo. Com toda esta magia da dança, irei explorar este tema com muita alegria, transmitindo aos bebés muita liberdade de movimento e expressão. Iremos viajar pelas danças de roda infantis e dar a conhecer outros estilos.


 

“EDUCAR COM ARTE. ARTES PLÁSTICAS”

Neste projeto vamos contemplar a expressão dos sentimentos e também do conhecimento através da imaginação, da fantasia e da criatividade. Educar com arte visa utilizar a arte como instrumento de formação na educação já que condiciona a perceção, estrutura o pensamento e proporciona uma linguagem expressiva permitindo desenvolver a criatividade e estimulando a imaginação. Com este projeto pretendemos desenvolver nas crianças capacidades, habilidades e experiências educativas necessárias para que as crianças conheçam o mundo que as rodeia.


Copyright © Centro Social da Paróquia de Castelões || Construído por: KeepDoing